Evitando a obesidade infantil, pela Nutricionista Marina Portela

Obesidade Infantil

A obesidade infantil vem crescendo assustadoramente nos últimos tempos e já se tornou uma epidemia mundial. O excesso de peso pode levar a vários problemas como diabetes, hipertensão, aumento de gordura no sangue, problemas ortopédicos, etc.

obesidadeinfantil1

Esse aumento de crianças acima do peso é um reflexo do mundo que vivemos atualmente. Crianças consumindo uma quantidade enorme de  fast foods, bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de caixinha e alimentos industrializados de um modo geral. Sem contar que com o avanço da tecnologia e aumento da violência as crianças já não têm mais o costume de brincar na rua, jogar bola, andar de bicicleta, a maioria fica dentro de casa com televisão, computador e vídeo game.

O melhor sempre será a prevenção. Porém quando nos deparamos com um caso em que o excesso de peso já existe temos que cuidar com o tratamento.

Dietas muito restritivas nunca devem ser realizadas com crianças, pois não podemos esquecer que elas estão em fase de crescimento e precisam de vários nutrientes para se desenvolverem.  Sem contar que se para um adulto já é muito difícil fazer dieta muito restritiva, imagina para crianças. A melhor forma é tentar mudar os hábitos alimentares dessa criança.

Para ajudar seguem algumas dicas.

  • Incentive seu filho a sair da frente da televisão ou do computador. Descubra alguma atividade que ele goste de fazer, pode ser andar de bicicleta, correr, jogar futebol, nadar, etc. Brinque mais junto com ele, dessa forma você estará incentivando a criança a fazer novas atividades e você também pode acabar perdendo alguns quilinhos.
  • Ofereça alimentos mais nutritivos para ele, como frutas e legumes. Evite ter em casa bolachas, refrigerantes, snacks. Lembrando que quem faz as compras são os pais, portanto não adianta falar que o filho só come besteira se é só isso que ele encontra em casa.
  • Crie o habito de comer sentado à mesa, sem ter nenhuma distração por perto.
  • Dê exemplos. Não adianta querer que os filhos comam somente coisas saudáveis se nem mesmo os pais tem esse hábito.
  • Ofereça bastante água para ele, muitas crianças não se lembram que tem que beber água ao longo do dia. Você pode comprar uma garrafinha de algum personagem que ele goste e incentivá-lo a beber.

criancas-brincando-dia-das-criancas

Marina Ayres Portela atende na:

Clínica Alleviare, Av das Flores,343- Jardim Cuiabá

Cuiabá-MT

Tel: (65) 8158 3307 / 3044 1702
Marina

O Sabor Materno adoraria conversar com você. Deixe sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s